Base Educom
Base Educom
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Documentário curta metragem “Com as capas no varal” mostra dificuldades de professores/as na pandemia

Documentário curta metragem “Com as capas no varal” mostra dificuldades de professores/as na pandemia
Henrique Uyeda do Amaral
mai. 20 - 3 min de leitura
000

O ano de 2020 foi difícil para toda a população mundial, mas especialmente para professoras e professores. Estes profissionais foram colocados na missão de garantir o direito à educação para milhões de crianças e adolescentes brasileiros sob novas condições.

A necessidade do isolamento físico para conter o avanço da pandemia, obrigou as escolas a adotarem o ensino remoto emergencial. Professores, alunos e famílias tiveram que se acostumar com a nova dinâmica, incorporando tecnologias e descobrindo possibilidades e, principalmente, limitações no processo.

As professoras e professores foram vistos pela maior parte das pessoas como super heroínas e super heróis. Porém, estes rótulos, apesar de valorizarem o trabalho docente, colocam os profissionais como sobrehumanos, como se não houvessem dificuldades.

O contexto apresentado foi o ponto de partida para o documentário curta metragem “Com as capas no varal”, desenvolvido por estudantes do curso de Licenciatura em Educomunicação da ECA-USP.

O grupo foi formado por Ana Rayol, Evelyn Soares, Ligia Souto e Henrique Uyeda do Amaral (eu mesmo!) para a disciplina de “Estratégias de Produção Audiovisual em Projetos Educomunicativos”, ministrada pelo prof. dr. Marciel Consani. O objetivo do curso era conhecer e aplicar técnicas de produção de vídeos, resultando em diversos curtas produzidos pela turma.

 

O curta metragem “Com as capas no varal”

O documentário começa com o texto narrado pela Lígia Souto:

“Nos momentos de adversidade, o medo nos toma por completo, tudo o que desejamos é uma salvação. Chamamos de heróis e heroínas aqueles que nos ajudam a superar a situação. Nos empolgamos com a gratidão, enxergamos superpoderes, exaltamos seu trabalho e esforço nos textões e memes das redes sociais. Repetimos tantas frases de agradecimento que esquecemos de ouvir. Perdemos a chance de descobrir com sinceridade como foi ser colocado nesta missão…”

Em seguida, são intercalados trechos de entrevistas com dois professores (Everton e Tarcio) e duas professoras (Andressa e Carolina) sobre como foi realizar o ensino remoto ao longo de 2020. As falas se conectam formando uma narrativa sobre o período, mostrando as dificuldades encontradas.

A produção foi planejada e realizada totalmente à distância, respeitando o isolamento social como prevenção à saúde, e também utilizando como linguagem audiovisual as mesmas ferramentas utilizadas pelos professores em suas aulas online: computador, celular e videochamada.

O resultado foi um relato sensível e emocionante de como foi ser professora e professor em meio ao caos que a pandemia trouxe. Vale a pena conferir!

Assista completo abaixo ou no Youtube:

 

Ficha técnica

Título: Com as capas no varal
Direção: Ana Rayol, Evelyn Soares, Henrique Uyeda do Amaral e Lígia Souto
Entrevistadas/os: Andressa Caprecci, Carolina Tiago, Everton dos Santos e Tarcio Vancim de Azevedo
Narração: Lígia Souto
Roteiro e montagem: Henrique Uyeda do Amaral
Produção das entrevistas: Evelyn Soares e Lígia Souto
Decupagem: Evelyn Soares e Lígia Souto
Edição de vídeo: Ana Rayol e Henrique Uyeda do Amaral
Edição de áudio: Ana Rayol
Orientação acadêmica: Marciel Consani


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você