Base Educom
Base Educom
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

EducomCast: Seu podcast sobre Educomunicação

EducomCast: Seu podcast sobre Educomunicação
Suéller Costa
set. 15 - 14 min de leitura
010

O EducomCast é o seu novo podcast sobre educomunicação. Um projeto realizado pela RádioEdu Brasil e os grupos de pesquisas Mecom (Mediações Educomunicativas), da ECA/USP; e Polifonia, da UNEB (Universidade do Estado da Bahia). As produções trazem, pela linguagem sonora, uma síntese dos encontros formativos realizados durante o Curso “Mídias e Tecnologias na Interface Comunicação e Educação”, promovido virtualmente entre os meses de setembro e dezembro de 2020, e que contou com a participação de professores, especialistas, estudantes e interessados na temática. A 1ª temporada, disponível no Spotify, Google Podcast e no Spreaker, elenca, ao todo, dez episódios.

 

Programação

Episodio#1 - Interface Educação e Comunicação

Prof. Dr. Adilson Citelli (ECA/USP)

Acesso: https://open.spotify.com/show/4D8Z3oxQybOZf4GnkypGHt

Neste primeiro episódio, apresentamos algumas provocações sobre a interface Comunicação e Educação. Em primeiro lugar, o que significa o termo “interface”? Como promover o diálogo entre estes dois campos? Como traçar um plano comunicativo no âmbito escolar? E, por fim, qual o caminho para promover uma melhor conscientização quanto aos usos das tecnologias da comunicação e informação nos diferentes espaços de aprendizagem? Estas e outras perguntas conduzirão o primeiro encontro, a fim de ajudar na compreensão da área que estará no centro dos debates deste novo podcast que chega aos seus ouvidos: a Educomunicação.

Apresentação: Renato Hendrigo e Suéller Costa.

Mediação: Edilane Teles (Mecom/ECA/USP) e (Polifonia/DCH/UNEB)

Episódio #2 -  Abordagens pedagógicas e a inclusão das TICs e mídias nos currículos

Profª. Dra. Ademilde Sartori (UDESC)

Acesso:  https://open.spotify.com/episode/1f9ZOuYIg20IK84kdft7xx

Será que, com a pandemia, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) receberão uma maior atenção nos currículos e passarão a ser trabalhadas, não sob o ponto de vista instrumental, e sim sob a perspectiva da Educomunicação? No segundo episódio do EducomCast, recebemos a professora doutora Ademilde Sartori, que traz um percurso histórico das TICs, algumas correntes pedagógicas e seus diálogos com a educomunicação. Ela nos aponta a gestão de projetos educomunicativos como uma alternativa para o uso das TICs levando em consideração seus aspectos culturais. Elenca, ainda, modos de interação importantes para os processos de ensino e aprendizagem, tanto remoto quanto presencial, e algumas reflexões sobre o legado que a pandemia deixa aos professores, e, em especial, à educação brasileira.

Apresentação: Renato Hendrigo e Suéller Costa.

Mediação: Tatiana Luz de Carvalho (Mecom/ECA/USP).

Episódio #3 - Aprendizagens Ativas - Pedagogia de Projetos

Prof. Dr. Edmerson dos Santos Reis (UNEB)

Acesso:  https://open.spotify.com/episode/0QVCT7NMw0q1W05UM3dyNi

O terceiro episódio do EducomCast aborda um assunto que está em alta: as metodologias ativas. Em meio à pandemia, os professores dos diferentes ciclos de ensino passaram a desbravar esta temática em busca de alternativas para promover o dinamismo nas aulas, a interação entre os educandos, o compartilhamento dos conhecimentos, e, por sua vez, a consolidação da aprendizagem junto às turmas. São inúmeras as proposições metodológicas. Vamos destacar quatro delas: a Pedagogia de Projetos, Aprendizagem Baseada em Problemas, Comunidade de Investigação e Educação Contextualizada. Com nomenclaturas e encaminhamentos diferentes, mas que se convergem e compartilham algo em comum: todas procuram trazer os sujeitos para o centro da aprendizagem, colocando-os como protagonistas neste processo. Para esclarecer estas abordagens, tanto em seu contexto histórico quanto prático, recebemos o convidado Edmerson dos Santos Reis, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e líder do grupo de pesquisa Educação Contextualizada, Cultura e Território (Educere). Além da exposição, ele nos levará a uma reflexão sobre a forma em que essas metodologias vêm sendo propagadas, como se fossem algo totalmente novo e, ainda, como a solução para todos os problemas educacionais. Será? Acompanhem as provocações!

Apresentação: Renato Hendrigo e Suéller Costa.

Mediação: Edilane Teles (Mecom/ECA/USP) e (Polifonia/DCH/UNEB)

Episódio #4 - Metodologias ativas

Prof.ª Dra. Dênia Falcão (IPE)

Acesso: https://open.spotify.com/episode/4E5JSbO5bZQl0Q0paGCfTA

O quarto episódio do EducomCast destaca as metodologias ativas, com o objetivo de entender a gênese dessas abordagens e os seus percursos até as proposições atuais. Recebemos a professora doutora Dênia Falcão, diretora da Inova Práticas Educacionais (IPE). A pesquisadora aponta os desafios à educação contemporânea, que tem exigido, por parte dos educadores, maior atenção aos modos de ensinar, preocupando-se, por parte dos alunos, aos novos modos de aprender. Destaca a construção de uma nova cultura escolar, que tem como foco um aluno mais ativo, autônomo, participativo e colaborativo, e, por sua vez, exige um professor mais criativo, inovador, engajado e, acima de tudo, disposto a se adaptar a um mundo em constante movimento.

Apresentação: Renato Hendrigo.

 Mediação: Roberta Soledad (Mecom/ECA/USP).

Episódio #5 - Metodologias Ativas mais utilizadas

Professoras Rosângela Medeiros e Juliana Pereira Alves (UEPB)

Acesso: https://open.spotify.com/episode/4YHNeeMoebfpgyFm1vTDCm

Neste quinto episódio, as abordagens ativas entram novamente nos debates. Nós destacamos as que estão sendo mais utilizadas pelos professores da educação básica e do ensino superior. O balanço é compartilhado pelas pesquisadoras Rosângela Medeiros e Juliana Pereira Alves, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), as convidadas desta edição. Elas compartilham os resultados de um estudo em andamento sobre as abordagens ativas nos diferentes níveis de ensino, orientando quanto aos seus percursos, possibilidades de trabalho e os desafios para aplicá-las. E, ainda, apontam uma sugestão para os professores, como a formação continuada em rede, por meio de grupos, para viabilizar a troca de experiências entre os pares, com o objetivo de uns ajudarem os outros neste novo cenário educacional.

Apresentação: Renato Hendrigo e Suéller Costa.

Mediação: Glaucia Silva (Mecom/ECA/USP).

 

Episódio #6  - Lendo o mundo: do livro ao Instagram e WhatsApp?

Professoras Cristiane Porto (UNIT) e Rita Argollo (UESC)

Acesso: https://open.spotify.com/episode/6JULe60IwWnqb9LbpYfRgB

O sexto episódio do EducomCast debate a importância do incentivo à leitura de uma forma macro devido ao cenário atual, que está permeado pela cultura digital. Traz o percurso histórico da leitura, desde a época dos pergaminhos, perpassando pela imprensa de Gutenberg, chegando às revoluções tecnológicas, e, por último, aos conglomerados digitais, formados pelos “chamados” Big Five, que são constituídos pelas empresas Google, Amazon, Apple, Facebook e Microsoft, e que têm influenciado novos comportamentos, estruturados no ciberespaço, ou seja, no ambiente virtual. Como educadores, precisamos nos preparar para orientar nossos alunos nos usos apropriados destas novas linguagens, em especial, as que se concentram nas diferentes plataformas digitais. Para orientar neste percurso, convidamos as pesquisadoras Cristiane Porto,  da Universidade Tiradentes (UNIT) e pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisas do Sergipe (ITP),  e  Rita Argollo, docente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e presidente da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).  Elas vão contribuir para uma melhor compreensão destes novos espaços de interação, socialização e construção de conhecimentos.

Apresentação: Renato Hendrigo e Suéller Costa

Mediação: Ana Luisa Zaniboni - Mecom (ECA/USP) e Oboré - Instituto Vladimir Herzog.

Episódio #7 - Gestão de Projetos Educomunicativos

Professor Ismar Soares (ECA/USP/ABPEducom)

Acesso: https://open.spotify.com/episode/31n2a0vlWWGm3xQuSTFdTX

O oitavo episódio do EducomCast aborda a gestão de projetos educomunicativos, tendo como ponto de partida o resgate histórico da Educomunicação. Para uma melhor compreensão deste percurso, recebemos um dos precursores e um dos que começaram a disseminar este neologismo pelo Brasil, o professor Ismar Soares de Oliveira, da Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). Ele é o criador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) e o atual presidente da ABPEducom, a Associação Brasileira dos Profissionais em Educomunicação. O pesquisador discorre sobre a Educomunicação, que é considerada, por ele, um terceiro campo, resultante da união entre a comunicação e a educação. Ao todo, são mais de 60 anos de história, que começou na América Latina e se estendeu pelos demais continentes. Ele nos apresenta o conceito, o desenvolvimento, as fundamentações acerca deste paradigma, e, ainda, desvenda as áreas de intervenção em que as ações podem ser idealizadas. Concentra suas orientações no neologismo, que sustenta uma base dialógica, mobilizadora e com viés transformador.

Apresentação: Renato Hendrigo e Suéller Costa.

Mediação: Irmã Helena Corazza - Mecom (ECA/USP) e SEPAC/Paulinas.

Episódio #8 - Linguagens das Redes à Escola: Fake News, Memes e Algoritmos

Douglas Calixto (MECOM/ECA/USP), Michel Carvalho da Silva (MECOM/UFABC) e Rogério Pelizzari (MECOM/ECA/USP)

Acesso: https://open.spotify.com/episode/6C5ewOt2YqCmotYgYcVaai

As linguagens das redes e as suas inter-relações no circuito educativo conduzem as discussões do oitavo episódio do EducomCast.  Alguns dos mistérios do universo digital, e a necessidade de conhecê-los para trabalhá-los no cenário escolar, tanto no ensino formal, como também, no não formal e informal estão em destaque. Os convidados abordam memes, fake news, algoritmos, dentre outros gêneros decorrentes dos ambientes virtuais, e como eles vêm reconfigurando a cultura, e, em especial, a dos jovens, que estão cada vez mais imersos neste ambiente.

Os convidados desta edição são os jornalistas, professores e pesquisadores Rogerio Pelizzari, Michel Carvalho e Douglas Calixto. Eles são integrantes do grupo de pesquisa Mecom (Mediações Educomunicativas), da Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). Suas pesquisas são direcionadas a áreas específicas, no entanto, este trio possui vários pontos em comum, entre eles, os estudos no campo das linguagens, sobretudo, a das mídias.

Apresentação: Renato Hendrigo e Suéller Costa.

Mediação: Rogério Pelizzari (MECOM/ECA/USP)

Episódio #9 - Ensino Remoto, o Ensino Híbrido e a Educação a Distância

Eliana Nagamini (FATEC-SP) e (MECOM/ECA/USP) e Maria do Carmo de Almeida (UNITAU) e (MECOM/ECA/USP)

Acesso: https://open.spotify.com/episode/3lVSGxYe9iER4lxIJivtTg

O episódio do EducomCast aborda três modalidades educativas que ganharam maior ênfase no cenário pandêmico, quando as tecnologias passaram a contribuir para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem da educação brasileira. Estamos falando do ensino a distância, ensino remoto e ensino híbrido. Há mais de um ano ouvindo esses termos, você saberia elencar quais as diferenças entre estas abordagens, como visualizar a sua aplicabilidade na área em que atua e como manter a interação com os alunos dos diferentes ciclos nos ambientes digitais de aprendizagem?

Para esclarecer as interlocuções entre os modelos que conduziram o ensino em tempos de isolamento social, convidamos as professoras doutoras Eliana Nagamini (FATEC/SP) e Maria Almeida (UNITAU). Elas são integrantes do grupo de pesquisa Mecom (Mediações Educomunicativas), da Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), e vão explicar as diferenças, similaridades e aplicabilidade destas abordagens nos ciclos básico e superior de ensino.

Apresentação: Renato Hendrigo e Suéller Costa.

Mediação: Suéller Costa (MECOM-USP/POLIFONIA-UNEB)

Episódio #10 - Games e Educação

Dulce Márcia Cruz (UFSC/EDUMIDIA)

Acesso: https://open.spotify.com/episode/0twjWP6Hkvvr8xNIBoDjFs

No décimo e último episódio da primeira temporada do EducomCast, que encerra este ciclo, são abordados os Games e Educação.  Os jogos fazem parte do cotidiano das crianças e dos adolescentes, e até mesmo dos adultos! Como professores, também há necessário ter consciência de que, quando usados com um viés educativo, são positivos à aprendizagem. Mas é importante entender as suas complexidades, para ampliar essas potencialidades. Como seria educar com, sobre e através dos jogos? Para ampliar os olhares, quem responderá a estas indagações é a pesquisadora  Dulce Márcia Cruz, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela apresenta a Aprendizagem Baseada em Jogos, os caminhos para engajar e envolver os alunos nas atividades e as possibilidades para explorar o potencial educativo desta abordagem que estimula o conhecimento em diferentes áreas.

Apresentação: Renato Hendrigo e Suéller Costa.

Mediação: Suéller Costa (MECOM-USP/POLIFONIA-UNEB)

Propósitos do EducomCast

Nosso objetivo principal é colaborar com a formação de estudantes de licenciaturas e demais professores da educação básica ao ensino superior com estudos e proposições teórico-práticas envolvendo as mídias e tecnologias na interface Comunicação e Educação. Embora breve em proposições, cada áudio tem em média uma hora de gravação, e cada encontro amplia o envolvimento dos grupos responsáveis com os convidados para os episódios, que estão colaborando com a produção de um outro meio a ser explorado durante a formação docente, e, ainda mantendo  vivo o interesse pela linguagem sonora, cujo alcance vai além das telas.

A educomunicação é destacada como uma construção e entendimento necessários da interface dos campos Educação e Comunicação, atravessados pelas mídias e tecnologias, sempre presentes em todos os contextos e relações humanas. Por este motivo, necessita de uma compreensão para além dos objetivos maquínicos - muito evidenciados neste período da pandemia – e, sim, como processo de intervenção nos modos de fazer com estes meios.

Desde o primeiro episódio,  a série busca dialogar sobre os percursos da interface e as muitas relações construídas no fazer das práticas educomunicativas, das metodologias ativas às temáticas mais contemporâneas, que envolvem o ensino remoto e híbrido, os audiovisuais, as fake news, os memes, o WhatsApp, o Instagram e os games, todos individualizados e situados nos contextos educacionais, preferencialmente sob o viés da educomunicação em diálogo com uma formação midiática e tecnológica dos professores. Talvez o maior mérito das ações implementadas é a tentativa de ampliar as discussões sobre a complexidade e multiplicidade da práxis formativa com a área.

 

Onde ouvir os podcasts?

RadioEdu Brasil: https://www.radioedu.com.br

Spotify: https://open.spotify.com/show/4D8Z3oxQybOZf4GnkypGHt

Google Podcast: https://www.spreaker.com/show/radioedu

Spreaker: https://www.spreaker.com/show/radioedu

 

Onde assistir às lives que deram origem à 1ª temporada?

Canal Polifonia:  https://www.youtube.com/channel/UCLZYQIAfU8aj193IYZkmHkg

Desejamos uma excelente escuta e interação formativa a todos!

 


Mecom (ECA/USP), Polifonia (DCH-UNEB) e RadioEdu Brasil (Goiânia)

Edilane Teles (Mecom/Polifonia/Rádio Edu Brasil)

Suéller Costa (Mecom/Polifonia/Rádio Edu Brasil)

Renato Hendrigo (Rádio EduBrasil/Polifonia)


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você