O tema do texto de hoje é letramento digital, vou apresentar os conceitos e indicar algumas abordagens para incluir nos processos educativos. Pretendo compartilhar um pouco da minha experiência trabalhando com tecnologias em sala de aula, como educador e formador de professores.
O significado de letramento tradicional vai além da questão da alfabetização, tem como objetivo a apropriação da linguagem para a comunicação e troca de informações. Consiste no domínio da leitura, para a compreensão crítica dos textos, e também o domínio da escrita, para expressar suas ideias e pontos de vista de maneira clara.
Em um mundo em que dependemos cada vez mais das tecnologias digitais na comunicação, é importante olharmos para a questão do letramento considerando o seu caráter digital. Se o domínio da leitura e da escrita de textos é essencial para o letramento digital, compreender o uso das tecnologias é indispensável para ampliar a capacidade de comunicação das pessoas.
O letramento digital
Podemos definir o letramento digital como a apropriação das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC), a ponto do indivíduo saber interpretar e transmitir informações utilizando meios digitais.
Percebemos que o letramento digital não é único e absoluto, visto que existem diversas tecnologias, dispositivos e mídias que fazem parte deste processo de comunicação, como computador, smartphone e tablet.
Além do dispositivo, existem diversos formatos e linguagens que transmitem as informações, como os vídeos, imagens, páginas na internet, sites de notícia, games. Se pensarmos na produção de conteúdo digital, ainda precisamos conhecer os softwares de edição de texto, imagens, slides, vídeos, diagramação, desenvolvimento web.
Parece muita coisa, mas o propósito não é necessariamente tornar as pessoas letradas em todas as tecnologias citadas. O letramento digital tem como objetivos principais tornar as pessoas capazes de:
- Comunicar-se utilizando as tecnologias digitais
- Compreender o sentido de informações em textos multimodais
- Localizar, filtrar e avaliar criticamente as informações e suas fontes
- Entender as normas de conduta e linguagem nos canais digitais de comunicação
Letramento digital na escola
Assim como o tradicional, o letramento digital precisa ser trabalhado na escola. Há a necessidade de educar os alunos para o uso das novas tecnologias, ampliando seu potencial de analisar e transmitir informações e conteúdos.
O primeiro passo é a inserção de tecnologias em sala de aula, adotando práticas inovadoras como o Ensino Híbrido e as Metodologias Ativas. Os alunos já utilizam as TDICs fora da escola, seria importante trazê-las para o ambiente educativo onde a mediação do professor pode promover reflexão sobre o uso.
Outro caminho é integrar informações das mídias de comunicação existentes aos conteúdos tratados em aula. Trabalhar com produções jornalísticas e publicitárias, linguagem audiovisual, radiofônica e imagens. A ideia é diversificar as formas de receber informações para além do livro didático e a explicação do professor. Também, pode-se incentivar a produção de conteúdo digital nos projetos educativos
Podemos falar também sobre o letramento midiático, com foco nas mídias de comunicação, que se sobrepõe em muitos aspectos ao letramento digital. Enquanto o digital tem foco no uso prático das TDICs, o midiático educa para os meios de comunicação de maneira ainda mais crítica e aprofundada, considerando o contexto e as intenções dos discursos. Pretendo escrever sobre o tema em textos futuros.
Ambos têm como propósito preparar o aluno para buscar informações e se comunicar de maneira autônoma, expandindo a Educação para além da escola. A apropriação do processo de comunicação digital é importante para o êxito do processo de ensino-aprendizagem.
Nos meses de 2020 em que as escolas estiveram fechadas por conta da pandemia, vimos na prática a importância do domínio das TDICs ao identificar alunos e, principalmente, professores que não tinham um nível mínimo de letramento digital para realizar o ensino remoto emergencial de maneira satisfatória.
O uso das TDICs na gestão escolar
Existem plataformas voltadas para a gestão da escola que permitem aos professores e coordenadores obterem dados dos alunos, como presença, desempenho em avaliações, registros acadêmicos, horários e até informações médicas. A análise cruzada destes dados permite a tomada de decisões de maneira mais eficiente. As tecnologias digitais também contribuem para uma melhor comunicação entre escola, professores, alunos e pais.
O letramento digital dos professores é essencial para aproveitar o potencial das tecnologias no ensino e na gestão da educação. Por isso, a formação continuada do corpo docente é um investimento indispensável para qualquer escola.
Inclusão digital na sociedade
O letramento digital das pessoas é essencial para promover a inclusão digital, ou seja, democratizar o acesso aos benefícios do uso das TDICs, melhorando a condição de vida da população.
Os dispositivos e o acesso à internet são o primeiro passo para dar condições menos desiguais de acesso à informação. Porém não basta disponibilizar os equipamentos e ensinar as suas funcionalidades.
É necessário realizar o letramento digital destes usuários, educando para a busca por fontes de informação confiáveis, interpretação das informações apresentadas nas diversas mídias e utilização da tecnologia para o bem pessoal e coletivo.
Referências para aprofundar
- SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, nº 25, Minas Gerais, 2004. Acesso em 04/09/2016
- XAVIER, Antonio C. S. Letramento Digital e Ensino. UFPE.
- REBELO, Paulo. Inclusão digital: o que é e a quem se destina? Webinsider, 2005.
- CALIXTO, Rafaela. O que é letramento digital? 2012.
- MILL, Daniel, SANTIAGO, Glauber. EduTec – Ambientação e Letramento Digital. Material do curso de Especialização em Educação e Tecnologia, 2016.
Este texto foi publicado originalmente no blog da Layers Education