Em fevereiro de 2024, a Base Educom completou 3 anos de existência. A comunidade virtual foi criada com o objetivo de potencializar o desenvolvimento de ações na área da Educomunicação, por meio do compartilhamento de ideias e práticas entre profissionais da área e pessoas interessadas. Durante esse período, algumas iniciativas foram criadas.
Em 2021, o primeiro projeto foi o Anuário de Práticas de Educomunicação 2020, que serviu para apresentar a plataforma para pessoas já envolvidas com o tema. Foram reunidos 25 relatos, escritos por 50 autores e autoras, sobre suas práticas realizadas durante o ano atípico de 2020, atravessado pela pandemia da COVID. (Veja todos os relatos do anuário)
No mesmo ano, para a comemoração do centenário de Paulo Freire, a Base Educom preparou um episódio de podcast com convidados, explicando a relação entre a Educomunicação e pensamento do maior educador brasileiro. O episódio serviu como piloto e inaugurou o canal da Base Educom nos tocadores online. (Ouça o podcast da base educom)
Em 2022, surgiu a primeira iniciativa originada totalmente da comunidade. A Bianca Coelho criou a página de Vagas para educom, na qual recorrentemente ela atualiza com informações de novas vagas de trabalho na área. Aproveitamos para agradecer à Bianca e reforçar que o propósito da Base é ser um espaço aberto para que todas as pessoas possam contribuir. (Acompanhe a página de Vagas para educom)
Ainda neste ano, realizamos a primeira iniciativa em parceria com outra instituição, o Labidecom (o Laboratório de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisas em Educomunicação). O podcast “Especial: 10 anos de licenciatura em educomunicação” buscou contar fragmentos da história do curso a partir das vivências e experiências das pessoas que passaram por ele ao longo dos 10 anos. (Conheça o podcast em parceria com o Labidecom)
Por fim, o ano de 2023 foi um momento de pausa na produção, porém de muita circulação dos conteúdos já produzidos e pessoas impactadas. Atualmente, somos mais de 800 membros registrados (e uma média de 4 mil acessos mensais ao site), colaborando em rede na construção deste repositório de conteúdos e práticas em Educomunicação.
Em 2024, queremos realizar novas iniciativas e contamos com a ajuda de todas as pessoas que quiserem contribuir com a publicação de conteúdos pontuais ou com a realização de projetos que possam ser incentivados pela Base Educom.
Agradecemos a toda a comunidade por completarmos estes 3 anos e de forma colaborativa contribuirmos para o objetivo de potencializar o desenvolvimento de ações em Educomunicação.
Veja a nossa apresentação, lançada em 2021:
A Educomunicação é uma área de atuação relativamente nova que investiga a interface entre educação e comunicação. Instituições acadêmicas produzem pesquisas científicas sobre Educom, este processo é valioso e essencial. Porém, fora da universidade ainda são poucos os espaços para o compartilhamento de saberes entre profissionais que estão na ponta, agentes de mudança nos espaços educativos.
A base educom foi criada por nós, Adriano Leonel e Henrique Uyeda, para ser uma comunidade aberta a educomunicadoras, educomunicadores e demais pessoas interessadas no tema. Nosso objetivo é potencializar o desenvolvimento de ações, compartilhando teorias e projetos existentes nos diversos contextos do país, ligados à Educom.
O mundo precisa alterar a lógica do pensamento hegemônico baseado na competição para a lógica da colaboração. Acreditamos que a Educomunicação já está desempenhando papel importante nessa transformação e queremos acelerar esse processo proporcionando o encontro entre pessoas, criando uma rede entre os que estão construindo essa mudança a partir da base
Queremos construir uma comunidade colaborativa em rede, construída por educomunicadoras e educomunicadores, tornando-se referência no campo profissional como espaço de diálogo. Vamos unir esforços para a construção coletiva de um repositório de práticas educomunicativas disponível a qualquer pessoa, acelerando o compartilhamento de saberes da base e, eventualmente, criando material para análise acadêmica.
Contamos com sua ajuda!