Base Educom
Base Educom
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Educom.Cine: audiovisual na escola durante a pandemia

Educom.Cine: audiovisual na escola durante a pandemia
Lucy Pina
ago. 9 - 6 min de leitura
000

Por Laíse Neves, Lucy Pina e Rafael Gué Martini

Iniciamos como equipe do programa Educom.Cine (bolsistas e coordenador) em março de 2020 e continuamos desde então. Logo que iniciamos o nosso planejamento chegou a pandemia e tivemos que adaptar a forma de atuação do programa com a comunidade escolar. O programa Educom.Cine é um programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que acontece desde 2015 em uma escola pública municipal de Florianópolis. Na escola promovemos a educomunicação por meio da produção audiovisual coletiva junto a estudantes do ensino fundamental. 

O programa prevê três linhas de ação: formação da comunidade escolar; produção e difusão da cultura audiovisual local e escolar; e vivências socioambientais de intercâmbio de experiências. Encontramos através da Mostra Online de Filmes Escolares (M.O.F.E) e Oficinas online um respiro artístico em tempos da COVID-19. Apresentamos possibilidades de educação em sintonia com a cultura digital. 

O programa de extensão faz parte do LELA (Laboratório de Educação, Linguagem e Arte) na UDESC. O canal do programa conta com 23 vídeos pensados e produzidos por estudantes da escola. Essas obras variam do gênero jornalístico a filme de terror. Sendo que as produções são pautadas em temas que partem de experiências socioambientais, associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e também temas de interesse dos próprios alunos. 

No canal do programa é possível assistir todos os vídeos: Educom.cine.  Além do canal no Youtube, o programa se encontra também no Facebook  e instagram (@educom.cine). Atualmente estamos desenvolvendo um servidor no Discord para alunos e alunas da escola.

Em 2020 fizemos três edições da M.O.F.E e um ciclo de Oficinas de formação extra-curricular ofertada para os estudantes. Essas foram alternativas encontradas para dar continuidade à mostra de filmes que aconteceria presencialmente se não fosse a pandemia, que nos obrigou a atuarmos remotamente na área da formação. Assim, conseguimos manter parte das ações previstas no programa.

Houve roda de conversa no final da exibição em todos os dias de M.O.F.E, que contou com a presença de convidados da área de cinema como comentaristas e alunos que participaram da produção dos filmes dialogando com o público. Esse foi um momento de troca importante para quem produziu os filmes, pois foi uma forma encontrada para dar continuidade na experiência e o processo de aprendizagem da produção audiovisual, pois, assim como no Teatro, que se completa no olhar do outro, o filme também precisa ser assistido.
A primeira edição da M.O.F.E foi nos dias 15, 16 e 17 de julho com os alunos e professores da E.B.M Albertina Madalena Dias. Era para ter acontecido nos dias 1,2 e 3 de julho, mas foi remarcado devido ao ciclone bomba que atingiu o Estado no dia 30 de junho de 2020. Foi complicado e muitas pessoas ficaram sem conexão e/ou tiveram suas casas atingidas, incluindo a casa do coordenador do programa.

Na primeira mostra foram exibidos os filmes: “A maldição da cachoeira” no dia 15/07 às 10h, “O preconceito perdeu” dia 16/07 às 15h e “Vida.com” dia 17/07 às 20h. 

A segunda edição da M.O.F.E foi em agosto para os alunos do curso de Pedagogia do CEAD (Centro de Ensino a Distância) da UDESC. Nesse dia, exibimos o filme “Mais um dia triste” a fim de compartilhar a experiência e metodologia da mostra. A terceira edição foi em parceria com o Núcleo de Cinema da Escola Maria Tomázia Coelho (NMTC), nos dias 18,19 e 20 de novembro. Em cada dia foi um gênero diferente: Documentário, Animação e ficção. O núcleo já era parceiro do programa e foi uma ótima oportunidade de nos aproximarmos mais e de assistir os filmes escolares feitos pela turma desta escola do bairro vizinho da Escola Albertina. Esperamos continuar essa parceria em 2021!

Além da M.O.F.E, o Educom.Cine também organizou e disponibilizou Oficinas formativas extracurriculares para estudantes. Ao todo foram 4 oficinas: Imprensa Jovem, Podcast, Animação e design básico no Canvas. A inscrição foi via formulário do Google. Apesar de termos uma boa quantidade de inscrições dos alunos via formulário, houve uma evasão dos inscritos nas oficinas. Estávamos ainda em um momento de desmobilização virual, e acreditamos que faltou nos aproximarmos mais das famílias para ajudar os estudantes a manterem seus compromisso e disciplina com as formações. Como foram extracurriculares, pode ser que essa evasão também esteja relacionada a falta de vínculo com o trabalho dos professores, que nessa ocasião estavam bem sobrecarregados - e continuam até o momento (a pandemia não acabou enquanto redigimos este texto em julho de 2021)!

Além das atividades promovidas em 2020, o filme "Os Pipocas", realizado coletivamente em uma oficina de “Stop Motion” do programa em 2019, foi selecionado para a 19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O evento aconteceu de forma gratuita, remota e online entre 21 e 28 de novembro e sua programação seguiu disponível até 05 de dezembro de 2020. A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis recebeu inscrições de 28 países nessa edição e selecionou 62 obras, sendo 41 nacionais e 21 internacionais. "Os Pipocas" foi um dos filmes mais assistidos em sua categoria como filme escolar.

Seguimos em 2021 com as atividades online e renovando estratégias para chegar mais perto dos alunos, como o uso da rede de comunicação Discord que é mais utilizada por eles do que outras. Pensamos que seja necessário um movimento de, cada vez mais, nos aproximarmos e aprendermos com a cultura juvenil, sempre emergente, localizada e em transformação. Seguimos buscando superar esse desafio de educomunicação!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você